segunda-feira, 9 de julho de 2012

O CÉREBRO ELETRÔNICO DO GOOGLE


Sabe aquela sensação de que o Google parece pensar mais rápido do que você, ao responder às suas dúvidas com tamanha precisão? É bem provável que em alguns anos ele realmente faça isso. Sabe por quê? O laboratório secreto da empresa, Google X, está desenvolvendo uma rede neural capaz de simular o funcionamento do cérebro humano.
O experimento mais recente reuniu 1.000 computadores, totalizando 16 mil núcleos de processamento trabalhando simultaneamente para cumprir uma missão, no mínimo, curiosa: aprender a identificar vídeos com gatinhos no YouTube.
Para cumprir a missão não foi dada qualquer indicação, como títulos ou descrição dos vídeos. Em vez disso, foi utilizada uma técnica chamada “força bruta”, onde milhões de vídeos foram exibidos, até que o “cérebro” pudesse identificar alguns padrões, sem que tivesse sido ensinado para isso. Ou seja, com o poder de processamento adequado, uma máquina pode aprender a pensar sozinha. A taxa de acerto no experimento ficou em 16%, índice bem maior do que as redes neurais já construídas.
Sabemos que levará alguns anos para que este poder de processamento possa caber em uma aplicação ou gadget utilizável por seres humanos comuns, mas a possibilidade é promissora.

Qual é a sua reação a uma notícia como essa: esperança ou receio?

By: magazineLuiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário