segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dell confirma tablet Windows 8 para o final do ano


Dell confirma tablet Windows 8 para o final do ano


A Dell, que anunciou um tablet na Consumer Eletronics Show 2012, que ocorreu em janeiro, confirmou que o sistema operacional utilizado na nova empreitada será o Windows 8. Em entrevista ao IT Web durante o IT Fórum 2012 (que ocorre nesta semana na Praia do Forte, Bahia) Henrique Sei, diretor de vendas e solução da companhia, também revelou que o dispositivo virá acompanhado de uma dockstation.
“Temos um tablet corporativo, muito possivelmente com sistema operacional Windows 8, com novas funcionalidades. Ele vai ter a possibilidade de usar não somente no campo, mas desntro de um escritório também com uma dockstation para ganhar mais produtividade.
A companhia já se valeu da plataforma móvel do Google, o Android, em intentos anteriores, que não foram muito bem sucedidos. As versões 5 e 7 de seu tablet Streak, por exemplo, foram descontinuadas sem haver uma oferta massiva do produto em âmbito global.
Em novembro, na conferência Dell World 2011, realizada pela companhia em Austin (Texas, EUA), o CEO da empresa, Michael Dell, já havia adiantado que os verdadeiros concorrentes fortes do iOS, sistema do iPad, são Windows e Android.
Neste mesmo encontro de novembro, conversas de corredor com executivos e parceiros da companhia indicavam o uso do novo sistema operacional da Microsoft em um tablet ainda por vir.
Sei afirmou que o dispositivo chegará no final desse ano. E, apesar de não informar a data exata da chegada, revelou que o aparelho ainda não tem preço definido.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Exercícios de Linguagem técnica de Programação 2ª Etapa


Exercícios de auto-revisão

3.1 Complete as frases abaixo:
a) Os componentes de programa em C++ são chamados de FUNÇÕES  e CLASSES.
b) Uma função é invocada com uma CHAMADA DE FUNÇÃO.
c) Uma variável que é conhecida só dentro da função em que é definida é chamada de VARIÁVEL  LOCAL.
d) O comando RETURN em uma função chamada é usado para passar de volta o valor de uma expressão para a função que chamou.
e) A palavra-chave VOID é usada em um cabeçalho de função para indicar que uma função não retorna um valor, ou para indicar que uma
função não recebe nenhum parâmetro.
f) O ESCOPO de um identificador é a parte do programa em que o identificador pode ser usado.
g) Os três meios para retornar o controle de uma função chamada para que chamou são RETURN;RETURN EXPRESSION e TERMINO DE UMA FUNÇÃO.
h) Um PROTÓTIPO(ALUSÃO) permite ao compilador conferir a quantidade, os tipos e a ordem dos parâmetros passados para uma
função.
i) A função RAND é usada para produzir números aleatórios.
J) A função SRAND é usada para inicializar a semente dos números aleatórios usados para randomizar um programa.
k) Os especificadores de classes de armazenamento são mutabie.
AUTO, REGISTER, EXTERN e STATIC.


1) Variáveis declaradas em um bloco ou na lista de parâmetros de uma função são assumidas como sendo da classe de armazenamento
AUTO a menos que especificado de forma diversa.
m) O especificador de classe de armazenamento REGISTRO é uma recomendação para o compilador armazenar uma variável em um
dos registradores do computador.
n) Uma variável declarada fora de qualquer bloco ou função é uma variável ESTERNA OU GLOBAL.
o) Para uma variável local em uma função reter seu valor entre chamadas à função,ela deve ser declarada com o especificador de
classe de armazenamento STATIC.
p) Os quatro escopos possíveis de um identificador são ESCOPO DE FUNÇÃO, ESCOPO DE ARQUIVO, ESCOPO DE BLOCO E ESCOPO DE PROTÓTIPO DE FUNÇÃO.
q) Uma função que chama a si mesma, direta ou indiretamente, é uma função RECURSIVA.
r) Uma função recursiva tem tipicamente dois componentes: um que fornece um meio para a recursão terminar testando
a ocorrência de um caso BÁSICO e um que expressa o problema como uma chamada recursiva para um
problema ligeiramente mais simples que a chamada original.
s) Em C ++, é possível se ter várias funções com o mesmo nome, cada uma operando sobre tipos e/ou quantidades de
parâmetros diferentes. Isto é chamado de SOBRECARREGAR a função.
t) O OPERADOR UNÁRIO DE RESOLUÇÃO DE ESCOPO (::) possibilita o acesso a uma variável global com o mesmo nome que uma variável no escopo atual.
u) O CONST qualificador é usado para declarar variáveis somente para leitura.
v) Uma função GABARITO possibilita que uma única função seja definida para executar uma tarefa em muitos
tipos de dados diferentes.

Exercícios Resolvidos de Estrutura de Dados 2ª Etapa.


Lista de Exercícios

1.      Dê o conceito de Pilha.
R: É uma lista linear em que todas as inserções, e retiradas e, geralmente todos os acessos são feitos em apenas um extremo da lista.

2.      Qual é o modelo utilizado?
R: O Modelo é o de um monte de pratos em uma prateleira, sendo conveniente retirar ou adicionar pratos na parte superior.

3.      Explique a disposição dos itens em uma pilha.
R: Os itens são colocados um sobre o outro.  O item inserido mais recentemente está no  topo, e o inserido menos recentemente está no fundo.

4.      Qual teoria está associada e explique o seu funcionamento associado à Pilha?
R: Esta imagem está associada com a teoria de autômato, na qual o topo de uma pilha é considerado como o receptáculo de uma cabeça de leitura/gravação que pode empilhar e desempilhar itens da pilha.

5.      Qual é sua propriedade?
R: O último item inserido é o primeiro item que pode ser retirado da lista .  São chamadas listas LIFO (“last-in, First-out).

6.      Qual a ordem utilizada?
R: Existe uma ordem linear para pilhas, do mais recente para o menos recente.

7.      Para que é ideal?
R: É ideal pra estruturas aninhadas de profundidade imprevisível.



8.      Explique sobre a seqüência de obrigações.
R: A ordem de remoção garante que as estruturas mais internas serão processadas antes das mais externas.

9.      Qual a natureza de sua estrutura?
R:  As pilhas ocorrem em estruturas de natureza recursiva(como árvores).

10.  Comente sobre os três itens de estruturas em aplicações.
R:  1ª – Quando é necessário caminhar em um conjunto de dados e guardar uma lista de coisas a fazer posteriormente.
      2ª – O controle de seqüência de chamadas de subprogramas.
      3ª – A sintaxe de expressões aritméticas.

11.  Descreva o conjunto de operações e suas finalidades.
FPVazia(pilha). Faz a pilha ficar vazia.
Vazia(Pilha). Retorna true se a pilha está vazia; caso contrário retorna false.
Empilha(x,pilha). Insere o item x no topo da pilha.
Desempilha(Pilha,x). Retorna o item x no topo da pilha, retirando-a da pilha.
Tamanho(Pilha). Essa função retorna o número de itens da pilha.

12.  Comente sobre implementação de Pilhas por meio de Arranjo.
R: Os itens da pilha são armazenados em posições contíguas de memória

13.  Quais os três itens observados para a estrutura de Pilhas com Arranjo?
* Os itens são armazenados  em um array do tamanho da pilha.
* O outro campo de mesmo registro contém um apontador para o item no topo da pilha.
* A constante MaxTam define o tamanho máximo permitido para a pilha.





14.  Escreva a estrutura de uma Pilha usando Arranjo.
#difine MaxTam 1000
typedef int TipoApontador
typedef int TipoChave
typedef struct {
TipoChave Chave;
}TipoItem;
typedef struct {
TipoItem Item;
TipoApontador Topo;
}TipoPilha;

15. Escreva as funções utilizadas por Pilhas utilizadas por Arranjo.

void FPVazia(TipoPilha _Pilha)
     { Pilha>Topo = 0; }
    int Vazia(TipoPilha Pilha)
    { return (Pilha .Topo == 0); }
    void Empilha(TipoItem x , TipoPilha _Pilha)
    { i f (Pilha>Topo == MaxTam) pr int f ( "Erro : pilha esta cheia\n" ) ;
    else { Pilha>Topo++; Pilha>Item[Pilha>Topo 1] = x ; }
    }
    void Desempilha(TipoPilha _Pilha , TipoItem _Item)
    { i f (Vazia(_Pilha ) ) pr int f ( "Erro : pilha esta vazia\n" ) ;
    else { _Item = Pilha>Item[Pilha>Topo 1]; Pilha>Topo −−; }
    }
    int Tamanho(TipoPilha Pilha)
    { return (Pilha .Topo) ; }

16.  Descreva sobre implementação de Pilhas por Apontadores.
R: Há uma célula cabeça no topo para facilitar a implementação das operações empilha e desempilha quando a pilha está fazia.

17.  Quais os três itens observados para construção de Pilhas com Apontadores?
* O campo tamanho evita a contagem do número de itens na função tamanho.
* Cada célula de uma pilha contém um item da pilha e um apontador para outra célula.
* O Registro TipoPilha contém um apontador para o topo da pilha (célula cabeça) e um apontador para o fundo da pilha.

18. Escreva a estrutura de uma Pilha por meio de Apontadores.

typedef int TipoChave;
     typedef struct {
     int Chave;
     /_ outros componentes _/
     } TipoItem;
     typedef struct TipoCelula _TipoApontador;
     typedef struct TipoCelula {
     TipoItem Item;
     TipoApontador Prox;
     } TipoCelula;
     typedef struct {
     TipoApontador Fundo, Topo;
     int Tamanho;
     } TipoPilha;

19. Escreva as funções utilizadas por Pilha com Apontadores.

void FPVazia(TipoPilha _Pilha)
{ Pilha>Topo = (TipoApontador ) malloc(sizeof(TipoCelula ) ) ;
Pilha>Fundo = Pilha>Topo;
Pilha>Topo>Prox = NULL;
Pilha>Tamanho = 0;
}
int Vazia(TipoPilha Pilha)
{ return (Pilha .Topo == Pilha .Fundo) ; }
void Empilha(TipoItem x , TipoPilha _Pilha)
{ TipoApontador Aux;
Aux = (TipoApontador ) malloc(sizeof(TipoCelula ) ) ;
Pilha>Topo>Item = x;
Aux>Prox = Pilha>Topo;
Pilha>Topo = Aux;
Pilha>Tamanho++;
}

void Desempilha(TipoPilha _Pilha , TipoItem _Item)
{ TipoApontador q;
i f (Vazia(_Pilha ) ) { pr int f ( "Erro : l ista vazia\n" ) ; return; }
q = Pilha>Topo;
Pilha>Topo = q>Prox;
_Item = q>Prox>Item;
free(q) ; Pilha>Tamanho−−;
}
int Tamanho(TipoPilha Pilha)
{ return (Pilha .Tamanho) ; }

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Curso de Linux SESI


Baixe :Curso de Linux SESI

Principais características comentadas no Linux

Multiusuário: Permite que vários usuários possam rodar o sistema operacional, e não
possui restrições quanto à licença. Permite vários usuários simultâneos, utilizando
integralmente os recursos de multitarefa. A vantagem disso é que o Linux pode ser
distribuído como um servidor de aplicativos. Usuários podem acessar um servidor Linux
através da rede local e executar aplicativos no próprio servidor.
Multiplataforma: O Linux roda em diversos tipos de computadores, sejam eles RISC
ou CISC.
Multitarefa: Permite que diversos programas rodem ao mesmo tempo, ou seja, você
pode estar imprimindo uma carta para sua vovó enquanto trabalha na planilha de vendas,
por exemplo. Sem contar os inúmeros serviços disponibilizados pelo Sistema que estão
rodando em background e você provavelmente nem sabe.
Multiprocessador: Permite o uso de mais de um processador. Já é discutida, há
muitos anos, a capacidade do Linux de poder reconhecer mais de um processador e
inclusive trabalhar com SMP, clusters de máquinas, na qual uma máquina central controla os
processadores das outras para formar uma só máquina.
Protocolos: Pode trabalhar com diversos protocolos de rede (incluindo o TCP/IP que
é nativo Unix).
Sistemas de arquivos: Suporta diversos sistemas de arquivos, incluindo o HPFS,
DOS, CD-ROM, Netware, Xenix, Minix, etc.

Apostila OpenOffice Editor de Textos





OpenOffice.org é um conjunto de aplicativos para escritório livres multiplataforma, distribuída para Microsoft WindowsUnixSolarisLinux e Mac OS X, mantida pela Oracle. O conjunto usa o formato ODF (OpenDocument) — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC 26300 — e é também compatível com os formatos do Microsoft Office, além de outros formatos legados. Alguns formatos legados não mais suportados pelas versões mais recentes do Microsoft Office ainda podem ser abertos pelo OpenOffice.org evitando assim sua perda.

Baixar Apostila:OpenOffice

Sequencia Fibonacci em C++ (Código Fonte Recursivo)





#include<iostream.h>
int fibonacciRec(int n){
if (n==0)
return 0;
else if (n==1)
return 1;
else
return fibonacciRec(n-1)+fibonacciRec(n-2);
}

int main(){
int n;

cout<<"Digite um inteiro para calculo do fibonacci \n";
cin>>n;
cout<<"O Fibonacci eh:"<<fibonacciRec(n)<<"\n\n";

system("pause");

return 0;

}

OBS: Compilado na IDE DevC++.


sábado, 7 de abril de 2012

Exercícios Resolvidos C++ Lista 1

Por Ariadne Costa Gomes

Algoritmos C++ Lista 1


1.     Resolva todos os exercícios de auto revisão do capítulo 1 do livro, página 92.
2.    Resolva os seguintes exercícios(pág. 94): 1.10, 1.11, 1.12, 1.13(desconsidere a letra c), 1.17, 1.18, 1.19, 1.20, 1.21, 1.22, 1.23, 1.24, 1.25, 1.26, 1.27, 1.30, 1.31, 1.32.
Exercícios de auto-revisão

1.1 Preencha os espaços em branco em cada uma das seguintes frases:
a) A empresa que popularizou a computação pessoal foi Apple.
b) O computador que tornou a computação pessoal viável nos negócios e na indústria foi o IBM Personal Computer.
c) Computadores processam dados sob o controle de conjuntos de instruções chamados de programas do computador.
d) As seis unidades lógicas principais do computador são unidade de entrada, unidade de saída, unidade de memória, unidade aritmética e lógica, unidade central de processamento, unidade secundária de armazenamento
e) As três classes de linguagens discutidas no capítulo são, linguagens de máquina, linguagens simbólicas, linguagens de auto nível.
f) Os programas que traduzem programas em linguagem de alto nível para a linguagem de máquina são chamados de  compiladores.
g) C é amplamente conhecida como a linguagem de desenvolvimento do sistema operacional UNIX.
h) A linguagem foi desenvolvida por Wirth para o ensino da programação
estruturada nas universidades foi o Pascal.
 i) O Departamento de Defesa dos EUA desenvolveu a linguagem Ada com um recurso chamado multitasking o qual permite que os programadores especifiquem que muitas atividades possam ocorrer em paralelo.

1.2 Preencha os espaços em branco em cada uma das sentenças seguintes
sobre o ambiente C++.
a) Programas em C++ são normalmente digitados em um computador usando um programa editor.
b) Em um sistema C++, um programa pré-processador é executado antes de a fase de tradução do compilador começar.
c) O programa editor de ligação combina a saída do compilador com várias funções de biblioteca para produzir uma imagem executável.
d) O programa carregador(loader) transfere a imagem executável de um
programa em C++ do disco para a memória.
1.3 Preencha os espaços em branco em cada uma das seguintes frases.
a) Todo programa em C++ começa sua execução na função main.
b) A chave a esquerda({) começa o corpo de toda função e a chave a direita(}) termina o corpo de toda função.
c) Todo comando termina com ponto e vírgula.
d) A seqüência de escape \n representa o caractere nova linha, que
faz com que o cursor se posicione no início da próxima linha na tela.
e) O comando IF é usado para tomar decisões.
1.4 Diga se cada uma das seguintes frases é verdadeiro ou falsa. Se for falsa, explique por quê. Suponha que o comando using std: :cout; é usado.
.
a) Comentários fazem o computador imprimir o texto depois do / / na tela quando o programa é executado. Falso. Os comentários não fazem qualquer ação ser executada durante a execução do programa. Eles são usados para documentar programas e melhorar sua legibilidade.
b) A seqüência de escape \n, quando transferida para a saída com cout, faz com que o cursor se posione no início da próxima linha da tela. Verdadeiro.
c) Todas as variáveis devem ser declaradas antes de serem usadas. Verdadeiro.
d) Todas as variáveis devem receber um tipo quando são declaradas.
Verdadeiro.
e) C++ considera as variáveis nunber e NuNbEr idênticas. Falso. C++ é case sensitive, ou seja, é sensível a letras maiúsculas e minúsculas.
f) Declarações podem aparecer quase em qualquer lugar no corpo de uma
função em C++. Verdadeiro.
g) O operador módulo (%) pode ser usado só com operandos inteiros. Verdadeiro.
h) Os operadores aritméticos *, 1, %, + e - têm todos o mesmo nível de
precedência. Falso. Os operadores / e % tem a mesma precedência e os operadores + e – têm uma precedência mais baixa.
i) Um programa em C++ que imprime três linhas na saída deve conter três
comandos de saída usando cout. Falso. Um único comando de saída usando cout, contendo sequências de escape múltiplas, pode imprimir várias linhas.
1.5 Escreva um único comando em C++ para realizar cada uma das seguintes frases (Suponha que não foram usados comandos using):
a) Declare as variáveis c, thislsAVariable, q76354 e number como sendo do tipo int. int c, thislsAVariable, q76534, number;
b) Solicite ao usuário que forneça um inteiro. Termine sua mensagem de
solicitação com um sinal de dois pontos (:) seguido por um espaço e deixe o cursor posicionado depois do espaço. cout<< “Digite um numero inteiro:”;
c) Leia um inteiro fornecido pelo usuário através do teclado e armazene o valor fornecido em uma variável de tipo inteiro chamada age. cin>> age;
d) Se a variável number não for igual a 7, imprima “O número na variável não é igual 7”. IF (number!=7) cout<<”O numero da variável não eh igual a 7.”;
e) imprima a mensagem “Este é um programa em C++ “em uma linha.
cout<< “Este eh um programa em C++”;
f)    imprima a mensagem “Este é um programa em C++ “em duas linhas, na qual a primeira linha termina com c++.
cout<< “Este eh um programa em C++ \n”;
g) Imprima a mensagem “Este é um programa em C++ “com cada palavra da mensagem escrita em uma linha separada.
cout<< “Este \n eh \n um \n programa \n em \n C++”;
h) Imprima a mensagem “Este é um programa em C++ “, com cada palavra
separada da seguinte por uma marca de tabulação.
cout<< “Este \t eh \t um \t programa \t em \t C++”;

1.6 Escreva um comando (ou comentário) para realizar cada uma das
seguintes tarefas: (Suponha que foram usados comandos using)
a)    Afirme que um programa calcula o produto de três inteiros.
// Calcula o produto de três números inteiros.

b)   Declare as variáveis x. y. z e result como sendo do tipo int.
int x,y,z,result;
c)    Escreva prompt pedindo ao usuário para digitar três inteiros.
cout<< “Forneca tres numeros inteiros: “;
d)   Leia três inteiros do teclado e armazene-os nas variáveis x, y e z.
cin>> x >> y >> z;
e) Compute o produto dos três inteiros contidos nas variáveis x, y e z e atribua o resultado à variável result. result = x * y * z;
f) Imprima o produto seguido pelo valor da variável result.
cout<< “O produto eh “ << result;
g) Devolva um valor a partir de main para indicar que o programa terminou com sucesso. return 0;
1.7 Usando os comandos que você escreveu no Exercício 1.6, escreva um
programa completo que calcula e imprime o produto de três inteiros.
// Calcular o produto de três inteiros
        #include <iostream.h>
       
        int main (){
        int x, y, z, result;
        cout<<"Digite tres inteiros: \n";
        cin >> x >> y >> z;
        result = x * y * z;
        cout <<"O produto eh: "<< result;
        cout <<"\n";
        system ("pause");
        return 0;
}
1.8 Identifique e corrija os erros em cada um dos seguintes comandos :
a)if (c<7); cout « “c é menor que 7\n”;  ponto e vírgula depois do parênteses da condição no comando IF.
b)if (c=<7) cout « “c é igual a ou maior que 7\n”; O comando =< esta errado, deveria ser o contrario, ou seja, =>.
1.11 Por que você poderia querer escrever um programa em uma linguagem independente de máquina em vez de em uma linguagem dependente de
máquina? Porque uma linguagem dependente de máquina poderia ser mais
apropriada para escrever certos tipos de programas?
1.12 Preencha os espaços em branco em cada uma das seguintes sentenças:
a) Que unidade lógica do computador recebe informações de fora do
computador para uso pelo computador? Unidade de entrada.
b) O processo de instruir o computador para resolver problemas específicos é chamado de ________________
c) Que tipo de linguagem de computador usar abreviações semelhantes a palavras em inglês para instruções de linguagem de máquina? Linguagem Simbólica ou Assembly.
d) Que unidade lógica do computador envia as informações que já foram
processadas pelo computador a vários dispositivos, de forma que as informações possam ser usadas fora do computador? Unidade de saida
e) Que unidade lógica do computador guarda informações? Unidade de memória e Unidade de Memória Secundária.
f) Que unidade lógica do computador executa cálculos? Unidade Aritmética.
g) Que unidade lógica do computador toma decisões lógicas? Unidade Lógica.
h) O nível de linguagem de computador mais conveniente para o programador escrever programas depressa e facilmente é Linguagem de Auto Nivel.
i) A única linguagem que um computador pode entender diretamente é chamada de Linguagem de Máquina daquele computador.
j) Que unidade lógica do computador coordena as atividades de todas as outras unidades lógicas ?Cpu (Unidade Central de Processamento)
1.13 Discuta o significado de cada um dos objetos seguintes:
a)std: :cin  Este objeto fornece entrada de dados “bufferizada”através do “standart input device”
b)std: :cout Este objeto fornece saída de dados “bufferizada”através do “standart output device”
c)std: :cerr Este objeto fornece saída de dados NÃO “bufferizada”para o “standart error device”
1.15 Preencha os espaços em branco em cada uma das seguintes sentenças:
a) Comentários são usados para documentar um programa e melhorar sua legibilidade.
b) O objeto usado para exibir informações na tela é cout.
c) Um comando de C++ que toma uma decisão é if.
d) Cálculos são normalmente executados por comandos executáveis.
e) O objeto cin recebe como entrada valores fornecidos pelo teclado.
1.16 Escreva um único comando, ou linha, de C++ que realize cada um dos
seguintes comandos:
a) lmprima a mensagem “Digite dois números’. cout<< “Digite dois números”;
b) Atribua o produto das variáveis b e c à variável a. a = b * c;
c) Afirme que um programa executa um exemplo de cálculo de folha de
pagamento (isto é, use texto que ajuda a documentar o programa).
\\ Este programa executa um exemplo de calculo de folha de pagamento.
d) Recebe como entrada do teclado três valores do tipo inteiro e os transfere para as variáveis inteiras a, b e c. cout << “Digite três inteiros:”; cin>> a >> b >> c;
1.17 Diga quais das seguintes afirmações são verdadeiras e quais são falsas.Se falsa, explique sua resposta.
a) Os operadores de C++ são avaliados da esquerda para direita.Verdadeiro.
b) Os seguintes nomes são todos nomes válidos de variáveis: under_bar ,
m928134, t5, j7, suas vendas, tota1na_conta_de1e, a, b, c, z, z2. Falso, não pode ter símbolos começando a descrição dos nomes de variáveis como em +5 e não pode ter espaço entre palavras , como em suas vendas.
c) O comando cout « “a = “; é um exemplo típico de um comando de atribuição. Falso, é um exemplo de comando de impressão.
d) Uma expressão aritmética válida em C++, sem parênteses, é avaliada da esquerda para direita.Verdadeiro.
e) Todos os seguintes são nomes de variáveis não válidos: 3g, 87, 67h2, h22. 2h. Falso, uma variável não pode começar com um numero, como ocorreu em 67h2 e 2h.
1.18 Preencha os espaços em branco em cada uma das seguintes frases:
a) Que operações aritméticas estão no mesmo nível de precedência que a
multiplicação?Divisão e Resto.
 b) Quando parênteses estão aninhados, que conjunto de parênteses é avaliado primeiro em uma expressão aritmetica? O parênteses mais interno é avaliado primeiro.
e) Uma posição na memória do computador que pode conter valores diferentes em vários momentos ao longo da execução de um programa é uma variável.
1.19 O que imprime cada um dos seguintes comandos de C++, caso imprimam qualquer coisa, quando são executados? Se não imprimem nada, então responda “nada”. Assuma que x = 2 e y = 3.
a) cout « x; Imprime o numero 2.
b) cout « x + x; Imprime o numero 4.
c) cout « ‘x&’; Não imprime nada.
d) cout « “x = “ « x; Imprime x = 2.
e) cout « x + y « “ = “ « y + x; Imprime 5 = 5
f) z = x + y; Não imprime nada.
g) cm » x » y; Não imprime nada.
h) \\cout « “x + y = “ « x + y; Não imprime nada.
i) cout « “\n”; Não imprime nada, apenas solta uma linha.
1.20 Qual dos comandos de C++ seguintes contêm variáveis cujos valores são substituídos?
a) cm » b » c » d » e » f;
b) p = i + j + k + 7;
c) cout « “variáveis cujos valores são substituidos”;
d) cout « “a = 5”;
Somente a alternativa b, contem variáveis cujos valores são substituídos.
1.21 Dada a equação algébrica y = ax3 + 7, quais dos seguintes comandos, se houver algum, são comandos corretos de C++ para expressar esta equação?
a) y = a * x * x * x + 7;
b)y=a*x*x*(x+7);
c)y= (a * x) * x * ( x+ 7);
d)y=(a*x)*x*x+7;
e)y=a*(x*x*x)+7;
f) y=a*x* (x*x+7)
Somente as alternativas a & e, apresentam comandos corretos para expressar a equação dada.
1.22 Indique a ordem de avaliação dos operadores em cada um dos seguintes comandos de C++ e mostre o valor de x após cada comando ser executado.
a) x 7 + 3 * 6 / 2 - 1;
Primeiro: 3*6 = 18
Segundo: 18/2 = 9
Terceiro: 9 – 1 = 8
Quarto:  7x + 8 que é o resultado.
b) x = 2 % 2 + 2 * 2 - 2 / 2;
Primeiro: 2 % 2 = 0
Segundo: 0 + (2 * 2) = 4
Terceiro: 2/2 = 1
Quarto: 4 – 1 = 3 que é o resultado.
c)x= (3*9* (3+ (9*3/ (3))));
Primeiro: 9 * 3 = 27
Segundo: 27 / 3 = 9
Terceiro: 3 + 9 = 12
Quarto: 3 * 9 = 27
Quinto: 27 * 12 = 324 que é o resultado.
1.23 Escreva um programa que pede ao usuário que forneça dois números,
obtém os dois números digitados pelo usuário e imprime a soma, o produto, a diferença e o quociente dos dois números.
#include<iostream.h>

int main(){

    int a,b;
    cout<<"Digite dois numeros inteiros: ";
    cout <<"\n";
    cin >> a >> b;
    cout<< " SOMA = " << a+b; cout <<"\n";
    cout<< "PRODUTO = " << a * b; cout <<"\n";
    cout<< "DIFERENcA = " << a - b; cout <<"\n";
    cout << "QUOCIENTE = "<< a/b; cout <<"\n";
    system ("pause");
    return 0;
}
1.25 Escreva um programa que pede ao usuário que forneça dois inteiros, obtém os números digitados pelo usuário e então imprime o número maior seguido pelas palavras “é o maior”. Se os números são iguais, imprime a mensagem ‘Estes números são iguais”.
#include<iostream.h>
int main (){
    int a, b;
    cout<< "Digite dois numeros inteiros: ";
    cout<< "\n";
    cin >> a >> b;
    if ( a  > b ) cout << a << " EH O MAIOR \n";
    else if ( a < b) cout << b << " EH O MAIOR \n";
    else   cout << "ESTES NUMEROS SAO IGUAIS. \n";
    system ("pause");
    return 0;

}
1.26 Escreva um programa que recebe três inteiros como entrada do teclado e imprime a soma, a média, o produto, o menor e o maior destes números.

#include<iostream.h>
 int main(){

   int a, b, c;
   cout<< " DIGITE TRES NUMEROS INTEIROS: ";
   cin >> a >> b >> c;
   cout<< "SOMA = " << a+b+c;
   cout << "\n";
   cout << "MEDIA = " << (a+b+c)/3.0;
   cout << "\n";
   cout<< "PRODUTO = "<< a * b *c;
   cout << "\n";
   if (a > b  & b > c) cout << " MAIOR NUMERO EH = " << a << " MENOR EH= " << c;
   else if (a > c  & c > b ) cout << " MAIOR NUMERO EH = " << a << " MENOR EH = "<< b;
   else if (b> a  & a > c) cout << " MAIOR NUMERO EH = " << b << " MENOR EH = "<< c;
   else if (b > c & c > a)  cout << " MAIOR NUMERO EH = " << b << " MENOR EH = "<< a;
   else if (c > a & a > b)  cout << " MAIOR NUMERO EH = " << c << " MENOR EH = "<< b;
   else if (c > b & b > a)  cout << " MAIOR NUMERO EH = " << c << " MENOR EH = "<< a;
  
   cout << "\n";
   system ("pause");
   return 0;
 }

1.27 Escreva um programa que lê o raio de um círculo e imprime seu diâmetro,circunferência e área. Para ssot, use o valor constante 3,14159. Faça estes cálculos em comandos de saída. (Nota: neste capítulo, discutimos só constantes e variáveis inteiras. No Capítulo 3, discutiremos números de ponto-flutuante, isto é, valores que podem ter pontos decimais.)
#include<iostream.h>
int main (){
    float raio;
    cout << "Digite o raio do círculo: " ;
    cout << "\n";
    cin >> raio;
    cout << " DIAMETRO = " << raio * 2;
    cout << "\n";
    cout << " AREA = "<< 2 * 3.14159 * (raio * raio);
    cout << "\n";
    system ("pause");
    return 0;
}