sexta-feira, 29 de junho de 2012

Exemplos de uso do comando SCP

Tuto By: Leonardo Silva dos Santos em 31/10/2009 VOL.


Dicas úteis de como fazer uso deste poderoso programa para transferência de arquivos: 

Considere:

Máquina 1: 

192.168.254.92
Usuário: lsantos

Máquina 2: 

192.168.254.156
Usuário: tux 

Vamos lá! 

1. Copiar o arquivo "teste" na máquina 2 que está dentro do diretório /home/tux/Images para a máquina 1 dentro de /home/lsantos/dir_teste/: 

$ scp tux@192.168.254.156:/home/tux/Images/teste /home/lsantos/dir_teste/ 

$ cd /home/lsantos/dir_teste/
$ ls

teste 

2. Enviando o arquivo "arquivo.txt" da máquina 2 para a máquina 1 (ao não especificar um caminho de destino para o arquivo o mesmo irá para o diretório /home do usuário utilizado no login): 

$ scp arquivo.txt lsantos@192.168.254.92: 

(máquina 1)

$ pwd
/home/lsantos
$ ls -l arquivo.txt 
-rw-r--r-- 1 lsantos lsantos  0 2009-10-29 14:52 arquivo.txt 

3. Enviando o arquivo "megaupload" da máquina 1 para a máquina 2 dentro de /home/tux/Public: 

$ scp megaupload tux@192.168.254.156:/home/tux/Public 

4. Supondo que a máquina que você precisa enviar o arquivo esteja com o serviço ssh em uma porta específica, utilizamos o parâmetro -P: 

$ scp -P 6969 megaupload tux@192.168.254.156:/home/tux/Public 

5. É possível também habilitar o modo verbose para debugar a conexão: 

$ scp -vP 6969 megaupload tux@192.168.254.156:/home/tux/Public
Executing: program /usr/bin/ssh host 192.168.254.156, user tux, command scp -v -t /home/tux/Public
OpenSSH_5.1p1 Debian-5ubuntu1, OpenSSL 0.9.8g 19 Oct 2007
debug1: Reading configuration data /etc/ssh/ssh_config
debug1: Applying options for *
debug1: Connecting to 192.168.254.156 [192.168.254.156] port 6969.
*
*
*
debug1: fd 0 clearing O_NONBLOCK
debug1: fd 1 clearing O_NONBLOCK
Transferred: sent 1672, received 1272 bytes, in 0.1 seconds
Bytes per second: sent 25937.0, received 19732.0
debug1: Exit status 0 

Qualquer dúvida com relação ao comando, por favor, só enviar email para: rmnobarra@gmail.com 

Até mais! 

Autoinstalação SACI

terça-feira, 19 de junho de 2012

Os sete erros que podem acabar com sua vida profissional


Errar é humano. Persistir no erro é tolice. E ainda pode levar à demissão. Muitos executivos não sabem, mas podem estar cometendo erros que, se não identificados e corrigidos, podem levar ao insucesso profissional.
Um dos equívocos mais comuns cometidos pelos executivos é a dificuldade em distinguir o que é urgente do que pode ser adiado, segundo Marcos Morita, especialista em estratégias empresariais.
“O profissional acaba perdendo a noção, tornando todo e qualquer assunto prioritário. Esta postura acaba contaminando seus subordinados e a área, cujo clima organizacional tende a se deteriorar rapidamente, trazendo stress, desmotivação e desligamentos.”
Marcelo Galano, gerente sênior em uma empresa multinacional, passou por essa experiência. Mas soube dar a volta por cima.
“Em certo momento da minha carreira achava que todas as demandas eram urgentes. Não sabia distinguir o prioritário do que poderia ser postergado e meus subordinados começaram a me cobrar. A alternativa foi devolver a cobrança aos meus superiores e posicionar a equipe. Deu certo”, lembra.
Mas esse não foi o único deslize cometido por ele. “Quando fui promovido ao um cargo gerencial não conseguia delegar as tarefas. Percebendo isso, sentei com minha equipe para falar abertamente sobre as funções de cada um, inclusive a minha. Expliquei que poderia falar da operação, discutir melhorias no processo, mas que não iria executar a tarefa. Dessa forma eles puderam cobrar meu papel de gestor”, diz o executivo, que ficou satisfeito com o resultado. “Começamos a cumprir os prazos estabelecidos no cronograma.”
Esse comportamento é conhecido como efeito formiga. “Também tem o efeito alpinista, quando os executivos pulam etapas em sua carreira e acabam não tendo a experiência necessária para lidar com certos assuntos, e o efeito casulo, quando o profissional fica por muito tempo em uma mesma companhia acaba reduzindo sua rede de contatos”, explica Morita.
As falhas de Galano adicionam-se a tantas outras citadaspor Morita. “Falta de consistência no discurso, devido à pressão por resultados; dedicação excessiva ao emprego, o que não sobra tempo para cursos e especializações e falta de alinhamento com diretores de outros departamentos.”
Rodrigo Forte, sócio da consultoria em recursos humanos Exec também adiciona outros itens à lista que, se não bem administrados, pode levar ao fim da carreira. “Muitos executivos optam pela vaga pesando apenas a remuneração, mas não avaliam outros fatores. Isso trará benefícios motivacionais no curto prazo, porém no médio prazo a insatisfação tende a crescer.”
A escolha da vaga apenas por necessidade financeira também é um erro, segundo Forte. “Quem segue esse caminho acaba prejudicando a própria carreira, já que nem sempre está em sua área de especialização”, pontua. “É mais comum entre profissionais que estão a bastante tempo disponíveis no mercado”, completa Forte.
Galano, que tem 17 anos de carreira, conseguiu reconhecer os erros e administra-los antes que o processo fosse irreversível. “Sei que cometer erros repetitivamente pode levar à demissão, já que o desempenho profissional fica aquém do esperado. Por isso me esforcei para corrigi-los”, completa.

Surface: Microsoft lança linha de tablets


Linha Surface tem duas versões e preços ainda não definidos


 Microsoft lançou a sua linha de tablets com sistema operacionalWindows 8, chamada         de Surface, na segunda-feira (18/06). Os dispositivos não só tem a plataforma criada pela companhia, mas como o hardware também. Foram apresentados dois produtos: um com processador ARM para versão Windows 8 RT e outro com um processador Intel Ivy Bridge i5 de 22 nm, para o Windows 8 Pro.
Ainda sem preço e sem data de lançamento, o que é comum entre os dois é a tela Gorilla Glass de 10,6 polegadas e uma carcaça de magnésio e metal liquido. No RT a espessura é de 9,3 milímetros e o peso de 676 gramas, enquanto para o Pro, a espessura chega a 13,5 milímetros e o peso a 903 gramas.
O Surface RT possui ainda tela HD (720p), suporte a entradas USB 2.0, microSD, Micro HD Video, 2×2 MIMO antennae; traz as ferramentas Office Home & Student 2013 RT, Touch Cover, Type Cover e tem memória interna de 32 GB e 64 GB.
A versão Surface Pro tem tela FullHD; entradas USB 3.0, microSDXC, Mini DisplayPort Video, 2×2 MIMO antennae; as ferramentas Touch Cover, Type Cover, Pen with Palm Block; e memória de 64 GB e 128 GB.
Os dispositivos ainda ganharam uma série de acessórios como a Microsoft Surface Touch Cover, uma capa inteligente, como a utilizada pelo iPad, que se conecta ao dispositivo magneticamente. Além de ser uma capa, ele traz também um teclado Qwert com touchpad.
Especulações apontam que o RT será lançado ao público juntamente com o Windows 8, o que deve ocorrer em outubro. Porém o Pro deve chegar um pouco mais tarde, em janeiro.