segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Instalando e configurando o TS no Windows Server 2003

By: Link Ref.


1. Instalar e configurar o Windows Server 2003
2. Instalar e configurar um site usando o IIS 6.0
3. Instalar e configurar o FTP com isolamento de usuários (um usuário não pode acessar a pasta de outro)
4. Instalar e configurar o Terminal Server,permitindo acesso remoto aos Administradores ou usuários pré-determinados
No final deste tutorial há três dicas de segurança que devem ser implementadas para aumentar a segurança do seu servidor.
1. Instalando e configurando o Terminal Server no Windows Server 2003
O TS (Terminal Server) é um serviço que permite que você acesse o seu servidor remotamente, trabalhando nele em modo gráfico como se você estivesse ali. O TS no Win2003 utiliza o protocolo RDP 5.2, que tem muitas melhorias em relação à versão 5.1 do Windows 2000 Server.
Você pode instalar o cliente do RDP 5.2 no Win9x, WinMe, WinNT, Win2000 e WinXP, permitindo com isso utilizá-lo ao acessar um servidor Win2003 (ou uma estação WinXP) via TS. Para fazer o download do arquivo, acesse esta página  e faça o download do arquivo
Entre as novidades do TS do Win2003 em relação ao TS do Windows 2000 Server, estas são algumas:
- redirecionamento automático de impressoras e drives mapeados
- redirecionamento automático de áudio
- redirecionamento automático de fuso horário
- redirecionamento automático de portas seriais e paralelas
- reconexão automática de sessões (muito útil em conexões via wireless)
- suporte a cores com 24-bits
- suporte a encriptação de 128-bits
- suporte a autenticação via smartcard
- alocação dinâmica de banda
- restrições via GPO
Vamos à instalação do TS:
Clique no botão Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > clique em Assistente para configurar o Servidor > clique em Avançar e Avançar. Se aparecer uma mensagem avisando que uma das conexões de rede não está funcionando, isso é normal pois indica que o seu computador tem duas placas de rede instaladas mas somente uma está conectada (imagem abaixo), bastando clicar em Continuar.
Clique na opção Terminal Server e clique em Avançar. Aparecerá uma mensagem informando que o servidor terá de ser reiniciado durante a instalação do TS:
Ao ser reiniciado, o Win2003 mostrará uma tela informando que o servidor agora funciona como Terminal Server.
Para utilizar o TS, basta você deve definir quais usuários poderão acessar o servidor remotamente. Para isso, clique no botão Iniciar > Painel de ControleFerramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador > duplo-clique em Usuários e Grupos locais > clique em Usuários.
Na janela à direita você verá a lista de usuários. Clique com o botão da direita do mouse no usuário que você deseja permitir acessar o seu servidor remotamente > Propriedades > aba Membro de > clique em Adicionar > Avançado > Localizar agora > dê um duplo-clique em “Usuários da área de trabalho remota” e clique em OK.
Com isso, os usuários com permissão de acesso via TS poderão acessar o servidor remotamente. Para fazer isso de um computador com Windows XP, por exemplo, basta clicar no botão Iniciar >Todos os programas > Acessórios > Comunicações > Conexão de área de trabalho remota.