Pular para o conteúdo principal

O que é, para que serve e como fazer uma DRE?

O que é uma DRE?

Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e despesas devem ser incluídas na operação do resultado do período em que ocorrem). Em outras palavras, uma DRE apresenta o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa.
Para fins legais de divulgação, ela abrange o período estabelecido como exercício financeiro, que normalmente vai de janeiro a dezembro (12 meses). Entretanto, também pode ser elaborada mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.

Para que serve a DRE?

A DRE é uma ferramenta contábil utilizada para verificar a saúde financeira de uma empresa, ou seja, ela mostra qual lucro (ou prejuízo) a empresa terá se conseguir realizar o que está sendo planejado. Esse tipo de controle financeiro ajuda os gestores a terem uma visão mais realista sobre as decisões que devem ser tomadas, a fazer provisões mais realistas e a saber se existe viabilidade econômica para determinados investimentos, por exemplo.

Como fazer uma DRE?

Os tópicos que devem ser discriminados em uma DRE, assim como a ordem das informações que constam da sua estrutura, são definidas por lei, portanto, não há margem para alterações ou personalização de conteúdo, independentemente do porte da empresa em questão.

A estrutura da DRE segue o seguinte esquema:
  • Na primeira linha é apresentada a Receita Bruta de Vendas e dela são deduzidas as devoluções de vendas, os abatimentos, os descontos comerciais cedidos e os impostos. A esse resultado dá-se o nome de Receita Líquida de Vendas;
  • Dessa Receita Líquida, deduz-se o custo das mercadorias e dos serviços vendidos, chegando-se ao Lucro Bruto;
  • Do Lucro Bruto, subtraem-se todas as despesas operacionais, financeiras, operacionais, gerais e administrativas. Inversamente, acrescentam-se aí as receitas operacionais e, então, chega-se ao Lucro (ou Prejuízo) Operacional Líquido.
  • A partir desse resultado, serão acrescentados (ou dele deduzidos) os resultados não operacionais, tais como as participações de debenturistas, empregados, administradores, partes beneficiárias, etc. Chega-se então ao Lucro Líquido do Exercício (LLE), objetivo final de toda DRE. 

By:nibo

Sistema de gestão Nomos Empresa para te entregar uma DRE da forma correta.

Comentários

+ Vistas

Porque Utilizar Gateway de Pagamentos em Sua Empresa

    Qualquer loja online ou física, independente do ramo de atuação, precisa oferecer ao cliente diversas formas de pagamento. E, claro, com um sistema de segurança altamente eficiente para a proteção de informações dos consumidores para que eles façam suas compras sem se preocupar com crimes eletrônicos ou vazamento de informações.     Para atender essa demanda com estabilidade, a melhor alternativa para qualquer empresa certamente é o   gateway de pagamento . Neste post você vai entender o por quê.  O que é um gateway de pagamento? Um gateway nada mais é do que o sistema utilizado pelos e-commerces (e lojas físicas) para efetuar a transmissão de dados entre os lojistas, bancos e clientes. Os gateways são usados pelas companhias para o processamento de pagamentos do cartão de crédito e Boletos Bancários. É como se fosse um terminal de cartão de crédito que pode ser facilmente encontrado em lojas de varejo e de comércio. Para que você compreenda melhor como funcionam os gateway

Sistemas Operacionais - 5º Período.

By: Ariadne Gomes. Exercícios fixação Sistemas Operacionais 1.      Defina os seguintes estados de um processo: Estado de execução: o processo está sendo executado em um processador. Estado de pronto: o processo poderia ser executado em um processador se houvesse algum disponível. Estado bloqueado: o processo está aguardando a ocorrência de algum evento para prosseguir. 2.      Liste abaixo serviços fundamentais aos processos prestados pelos Sistemas Operacionais. Criam processos, destroem processos, retomam processos, mudam a prioridade de um processo, bloqueiam processos, acordam(ativam) processos, despacham processos e capacitam os processos à comunicação interprocessos. 3.      O que significa Estados de um Processo? Significa que um processo passa por uma série de estados de processo distinto, são eles: Estado de execução: o processo está sendo executado em um processador. Estado de pronto: o processo poderia ser executado em um processador se houvess

Passo a Passo Implantação do SCRUM

Aprenda como Agilizar seu Projeto! A grande parte dos profissionais que tomam a decisão de implantar o Scrum em seus projetos normalmente tem a mesma dúvida: "Por onde devo começar para implantar o Scrum em meu Projeto?" Embora já dominem os fundamentos do método ágil eles se deparam com a resistência da cultura da empresa onde trabalham, ou mesmo precisam de ajuda para conseguir traçar um plano prático de implantação do Scrum. Este guia passo-a-passo foi elaborado para profissionais nestas condições, que apesar de dificuldades, estão prontos para o desafio de implantar o Scrum em seus projetos. Garantimos que se você aplicar os conceitos descritos neste guia em seus projetos, o sucesso vai ser apenas consequência do seu próprio esforço. Um abraço e Seja Ágil! Baixe aqui o E-book:  Guia_Scrum (Baixar)